O mulungu é aquela árvore com belas flores cor de coral que aparecem no inverno, a partir de junho. É uma das nativas brasileiras que perdem as folhas no inverno, característica que, como a gente sabe, não é muito comum no Brasil. O pessoal do grupo de observações de plantas do CMI Butantã (Circuito da Maior Idade do Instituto Butantan) já anotou nas suas pranchetas – mulungus florescendo. Essa observação de plantas é feita por pessoas do grupo da terceira idade, monitoradas por biólogos do Instituto Butantan dentro de um projeto de fenologia – a ciência que estuda os ritmos da vida em suas relações com as estações e o clima.
Olha que coisa interessante pessoas leigas da terceira idade podem fazer: anotações periódicas da vegetação do parque, registrando o que a mudança de estações, as chuvas, a seca e fatores urbanos provocam no desenvolvimento das plantas. No nosso caso, esses passeios de observação são feitos duas vezes por mês. É uma contribuição da comunidade a um projeto científico do Instituto Butantan.
Por: Eliana Haberli, participante do grupo
Uma inesperada e fascinante oportunidade que nos é oferecida pelo Instituto Butantã. Abre nossa percepção visual, e aumenta nosso conhecimento sobre fauna e flora, mesmo morando numa cidade tão urbanizada como São Paulo. Delícia de trabalho, esse!
ResponderExcluir