O tema de hoje foi delicado e controverso, mas procuramos propor a discussão sobre alguns estudos já realizados no Brasil e no mundo. Inicialmente, destacamos a maturidade e o respeito com que o grupo compartilhou suas opiniões.
A partir de uma diferenciação entre Religião, Religiosidade e Espiritualidade os participantes puderam dividir seus pontos de vistas, mesmo que as vezes os conceitos se misturassem. Mas as pesquisas são conclusivas em que os aspectos religiosos e espirituais contribuem para a redução do stress, manejo de adversidades, promoção no sentido da vida (otimismo, autoestima), respostas psicossociais (reduzindo hostilidade e raiva, estimula a humildade, compaixão, gratidão e altruísmo), oferece suporte social )atividades voluntárias) e estimula a comportamentos saudáveis.
O assunto é complexo, denso, controverso e, evidentemente, a conversa foi bem superficial, mas valeu a reflexão e a troca. Como sugestão, dos vários existentes, segue o link de um vídeo do NUPES - Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário