Não é preciso ter uma chácara, um sítio ou um grande quintal para termos uma horta. Qualquer canto do jardim ou de um pequeno quintal, um vaso, uma lata, garrafa de plástico, qualquer coisa que comporte uma certa quantidade de terra, com alguns furinhos para drenagem, servirão para plantar seus temperinhos ou até um pouco mais.
Eu tenho uma pequena horta no meu quintal.
Devido à minha incapacidade física para fazer tudo sozinha, convidei algumas amigas e amigos para fazermos uma horta conjunta e eles gostaram da ideia. Semeamos o básico, como temperos, couve, cenoura, beterraba, rúcula, alface. As mudinhas já foram transplantadas para o canteiro definitivo e enquanto elas crescem já podemos preparar as sementes para fazer o novo berçário.
Vamos experimentar novos sabores, aquilo que consumirmos mais, plantaremos mais. O trabalho que dá para fazer e manter uma horta é muito bem recompensado pela alegria que experimentamos trabalhando juntos, pelo prazer de colher e comer o que plantamos, sabendo que é saudável e livre de agrotóxicos.
E o sentimento que fica é o de gratidão pela terra que nos proporciona tudo isso.
Mércia, apesar de não ter assinado, sei que foi você quem escreveu. Seu trabalho criativo é muito válido. Fazer uma horta particular agrega mais saúde à vida e, mais, uma horta comunitária possibilita um ganho maior para o grupo. Parabéns pela iniciativa !!!
ResponderExcluirComentário de Madeleine ...
ResponderExcluirMércia,
ResponderExcluirSua iniciativa é fantástica e inspiradora. Vamos torcer para que outras pessoas se animem.
Horacio
Mércia estou ansiosa pra retornar pro circuito é assim também participar da sua horta.
ResponderExcluir